Atas



   Ata da reunião ordinária da Regional SUL da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina do dia 06 de janeiro de 2013, durante o XXV Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina.

CA’s e DA’s presentes:
  1. CAEZ – FAMERP
  2. CAPB – UNIFESP
  3. CAAL – UNICAMP
  4. CAPS – UNESP
  5. DACA – FAMEMA
  6. CARL – USP/RP
  7. CAOC – USP/SP
  8. DASP – PUCCAMP
  9. CAMDE – FEPAR
  10. CAMA – STA CASA
Pautas:
  1. Informes e repasses
  2. Exame do Cremesp
  3. Mobilizações Escolas Pagas
  4. Rede de Ajuda Regional 2013
  5. Balanço 2012
  6. COBREM
INFORMES E REPASSES
CAEZ
Estão se mobilizando para não perderem o espaço do centro acadêmico dentro da Universidade, conhecido como “casinha”, que está em posse dos estudantes desde a segunda turma de medicina, há mais de 40 anos. Além de ser o espaço físico para as reuniões e atividades do centro acadêmico, a “casinha” também é uma fonte de renda importante para os estudantes devido a aluguéis de alguns cômodos. A Direção da Universidade está em processo de eleições e um dos candidatos é terminantemente contra a permanência dos estudantes no espaço. Os estudantes organizaram um abaixo-assinado online e pedem apoio externo para a causa. Uma nova gestão do CAEZ foi eleita em outubro, com chapa única e grande participação de calouros.

CAPB
Uma nova gestão do centro acadêmico assumiu em novembro, com chapa única e grande participação dos calouros na chapa. Uma chapa para o DCE também foi eleita, concorrendo com apenas uma outra. Houve a escolha na nova reitoria na Universidade, que assume em fevereiro e traz expectativas boas. O fato do EREM ter sido sediado pelo CAPB em 2012 traz ótimas expectativas de participação para os ingressantes de medicina deste ano participarem em peso do EREM 2013 que será em Botucatu.

CAAL
Assumiu uma nova gestão em novembro, com 20 integrantes. Em 2012 houve a organização de um movimento de educação que ainda está em andamento, discutindo questões referentes à reforma curricular no curso. Houve eleições para o DCE na qual as forças da gestão anterior se mantiveram. Eleições para a reitoria acontecerão este ano, sendo que o coordenador do curso de Medicina será candidato. Houve um movimento importante sobre o boicote ao exame do cremesp. O repasse de verba da universidade para os centros acadêmicos foi cortada, sendo que situação financeira da entidade ficou bastante complicada; perderam a secretária e o aluguel do Xerox.

CAPS
Relatam dificuldade freqüente em todos os CA’s de agregar os estudantes para as discussões e para a formação de uma gestão, mas a entidade tem se fortalecido politicamente aumentando a qualidade e quantidade das discussões. O EREM será sediado pelo CAPS em 2013, cuja programação será aprovada na próxima reunião da nossa regional. A organização está bastante avançada e a local pede ajuda na divulgação das informações acerca do EREM. O encontro será no Feriado de Corpus Christie para conseguirmos fazer um encontro de 4 dias para conseguir aproveitar a oportunidade para maior informação política dos ingressantes no movimento estudantil.

DACA
Trocou-se a gestão em novembro, com 17 integrantes e bastante variedade de estudantes de diversos anos, o que vai ajudar na capilarização das pautas do internato. Alugou-se uma chácara para fazer o planejamento anual da gestão e deliberou-se por vários avanços importantes para o diretório acadêmico. A questão da encampação pela UNESP não tem o encaminhamento muito claro por parte da direção da universidade, mas a informação é que seja resolvido ainda este ano, dependendo de resposta do governador do Estado de São Paulo. Avalia-se que houve uma perda importante de calouros que estavam participando assiduamente do diretório ao longo do ano e que esvaziaram o espaço. Fizeram assembléia que deliberou pelo boicote ao Exame do Cremesp e o movimento ajudou na mobilização e reorganização do centro acadêmico da UNIMAR.

CARL
Nova gestão assumiu em novembro, com pessoas mobilizadas que estão concretizando um fortalecimento da entidade. Promoveram uma discussão/debate sobre as eleições do DCE, que tem dificuldade de articulação devido a distância geográfica entre os campi. A nova gestão tem projetos importantes para reaproximação dos estudantes ao centro acadêmico

CAOC
Nova gestão assumiu em novembro como oposição à gestão anterior, com propostas de politização das pautas e desburocratização da entidade. A nova gestão tem pretensões de reaproximação com a DENEM e maior participação nos encontros do movimento estudantil. Nas eleições para o DCE da USP houveram 7 chapas concorrentes. Danção informa que os Fóruns Populares de Saúde estão se expandindo, com novas organizações em Barretos e São José do Rio Preto. Danção também faz o informe da questão

DASP
Houve troca de gestão recentemente, com chapa única. As pessoas mais velhas da gestão estão no terceiro ano, mas os estudantes criticaram a falta de conhecimento dos integrantes da chapa. As pautas do Ato Médico e do Exame do Cremesp têm mobilizado mais os estudantes, mas há dificuldades de participação maior dos estudantes nas discussões e debates acerca desses e outros temas. Este ano há a proposta de realização de um ciclo de vários temas de discussões, com convite a pessoas de fora da faculdade com acúmulo sobre os temas para potencializar as discussões. Na construção de chapas para o DCE é a primeira vez em que há participação de estudante de medicina.

CAMDE
Trocou-se gestão no fim de 2012 e os novos integrantes têm se dedicado bastante a potencializar a comunicação, participação no movimento estudantil e aproximação com as pautas do internato. Houve troca da Coordenação Geral da Universidade, cujo nome é indicado pela mantenedora da mesma. A nova Coordenadora é uma docente da Veterinária e tem se mostrado receptiva às reivindicações. No final de 2012 houve um aumento de R$250,00 na mensalidade, que não foi divulgado, sendo descoberto apenas por pesquisa dos calouros sobre o valor da mensalidade no início do curso. A Faculdade está bloqueada para receber FIES, tendo acontecido inclusive desistência do curso por parte de acadêmicos que não conseguiram se manter na faculdade. Há uma dificuldade quanto a data do EREM, pois coincidirá com a Intermed do estado que têm grande adesão dos estudantes localmente.

CAMA
Nova gestão foi eleita em novembro, tendo duas chapas concorrentes, algo que não acontecia desde a época da ditadura militar no país, contando com bastante mobilização dos estudantes. Houve debate entre as duas chapas e a lisura do processo eleitoral foi garantida pela primeira vez em muitos anos. A partir desde ano terão representantes do CAMA acompanhando questões organizativas do Internato. A comunicação com a direção da universidade melhorou mas ainda há dificuldade no avanço de algumas reivindicações. A mensalidade aumentou em 15% no final de 2012, o equivalente a cerca de R$500,00. As contas da Universidade que justificariam tal aumento não são transparentes, sendo difícil a mobilização sobre o assunto. Para potencializar esta luta criou-se uma Comissão de Mensalidades para estudar o assunto, que contará inclusive com comunicação entre o CAMA e os pais dos estudantes interessados, cuja primeira reunião já aconteceu. A gestão do centro acadêmico é composta exclusivamente pelo 3º ano do curso, não sendo isso estatutário, mas apenas tradicional da instituição. O CAMA criou em 2012 o projeto PIPA (Projeto de Integração do Primeiro Ano), que tem programação para o ano inteiro e objetiva uma aproximação com os integrantes do curso. Em 2012 foi organizado um debate sobre o Exame do Cremesp pelo CAMA, mas a direção  da Universidade não permitiu a presença do representante da DENEM presente no debate, o que dificultou o andamento da discussão do assunto. O CAMA pretende fazer os estudantes olharem mais pro movimento estudantil de medicina geral e não só para as mobilizações internas da faculdade. A multa por barulho da sede do CAMA já não existe mais e há agora um isolamento acústico onde a bateria treina e as festas têm que parar com o som às 22h.

EXAME DO CREMESP
Repasse da reunião regional da ABEM, regional SP. A ABEM já tem um posicionamento contrário ao exame do cremesp desde 2005, na época em que o prof. Milton de Arruda Martins era presidente. Porém, apesar da aprovação na regional da ABEM, em reunião, para a construção de uma carta mostrando um posicionamento contrário ao exame pela regional. A carta foi confeccionada pelo Desesperado, porém os professores estão evasivos para a aprovação desta carta. Desesperado pediu para que os alunos das faculdades e universidades cobrem a regional no grupo de emails para que a carta seja divulgada com o posicionamento contrário.

A reunião de regional extraordinária no CAPB, para deliberar acerca do exame do CREMESP, foram tirados alguns posicionamentos: o boicote foi puxado pelo CAAL tinha como expectativa uma adesão de 70%, porém apenas 32 alunos de 110 aderiram, por diversos motivos que foram observados, como a opressão que CRM fez para com os alunos que boicotassem, falando que o CREMESP puniria esses estudantes. Uma carta foi feita para expor o posicionamento da regional pelo CAAL, pois a batalha e o tema não se acabaram no dia da prova.
Uma representação no ministério público é cogitada. A DENEM nacional liberou uma verba de $10.000,00 para custos com advogados durante o processo. Ainda não foi conseguido um advogado para o caso.
A articulação do tema do CREMESP dentro das locais é muito importante, pois a opinião deve vir das escolas para o CREMESP e não do CREMESP para as escolas, como foi feito em 2012. Que a regional forneça um debate para as locais, tentando articular o debate desde o início dos anos, com todos os anos. Tem-se a necessidade de se ter uma discussão sobre o modelo de avaliação que queremos, com as diversas entidades médicas, colocando uma contra proposta à atual.
Após um balanço do movimento em geral durante 2012, foram levantados problemas como falta de suporte jurídico na nossa luta, a dificuldade de diálogo com a população. Há a intenção de se criar um site para divulgação exclusiva de material sobre o posicionamento contrário ao exame para a população não médica, devido a essa dificuldade de mobilização. André conversará com os advogados que auxiliaram o CAAL no processo para que vejamos quais são as possibilidades de entrada contrária ao CREMESP.

Indicativo de reunião regional do dia 23 e 24 de fevereiro de 2013, com pautas prévias de aprovação do EREM e Exame do CREMESP.

Erika e Cauê ficarão responsáveis pela criação do blog sobre o exame do CREMESP.

MOBILIZAÇÃO DAS ESCOLAS PAGAS
A mobilização das escolas pagas durante o  final de 2012 foi grande, inciando por Catanduva e levando para as outras, pelo aumento abusivo de mensalidades e falta de cobertura do FIES dentro das universidades.
Aconteceu o FOREMP em novembro, que teve um balanço político muito positivo para a mobilização por essas lutas.

CAMDE: o colegiado da FEPAR estava parado. Com a troca da coordenação geral da faculdade, as reuniões voltaram a ocorrer. Os docentes do colegiado apóiam os alunos nas lutas, mesmo que a coordenação de curso seja oposição ao centro acadêmico. Acharam o FOREMP muito bom para articulação com outras locais. Vêem dificuldade de articulação com escolas particulares de perto, e pouco contato dentro da regional com as escolas do Paraná. Estão estudando a questão da mantenedora da faculdade para a luta e entendimento melhor do funcionamento da faculdade. Que a DENEM tire um posicionamento acerca da regulamentação do ensino privado.

DASP: o diretório pediu as contas para a faculdade, porém não sabiam o que fazer com tais dados. Cabe uma capacitação maior do que ser feito com tais dados.

CAMA: o aumento de mensalidade está sendo justificado com investimentos em locais onde os alunos e os contemplados por tais e investimentos, a exemplo do departamento científico e investimento em ligas acadêmicas, não estavam sabendo de tais informações. Estão criando uma comissão de mensalidades, que reúne estudantes e pais, para a discussão de mensalidades e o aumento abusivo das mesmas. O aumento previsto com reajustes dos índices é de 6,5 – 7%.

BALANÇO 2012 
Suelen: Avaliação positiva da construção do FOREMP pela regional. Sente falta da busca ativa das escolas médicas pelo movimento estudantil e também do contato do representante discente da ABEM do Paraná. A pronta organização da regional para com a pauta do exame do CREMESP foi muita boa.

Deses: vê uma crescente na participação da regional de uns anos para cá, vê as visitas nas escolas como ganho dentro do movimento da nossa regional, para aproximação junto ao ME.

Dani: a regional ajudou bastante na questão do exame do CREMESP pra todas as faculdades que estavam precisando de ajuda.

Wuma: a regional manteve um posicionamento mais fixo diante aos acontecimentos ocorridos na regional e no Brasil, diante das demais regionais durante ao ano de 2012.

Vê muita falta de visibilidade dos encontros e falta de repasses das reuniões ocorridas durante o ano, presente nas locais.

Eduardo: cita a pouca adesão das escolas do Paraná aos encontros. Temos que pensar em meios de aproximação mais eficientes para trazer os estudantes e atingir as escolas que não estão presentes.

Canha: a regional deve ser mais palpável para os estudantes do que se vejam construtores da DENEM.

Gabriel: expõe que a dificuldade de aproximação dos estudantes não é somente enquanto coordenação regional, mas também nas locais. E isso é um desafio que temos para tentar batalhar dentro dos próximos anos.

Deses: aponta a dificuldade de comunicação do CA para os alunos, e também cita que os regionais conseguiram se comunicar mais com as locais. Sugere que atas das reuniões sejam feitas on-line.

Cotô: sentiu um afastamento da sede com as questões da regional, a exemplo do exame do CREMESP.

Erika: a gente tentou melhorar a comunicação esse ano, pelo facebook e pelo blog, tentando atualizar as informações ao máximo, com contato dos coordenadores e notícias veiculadas. Cita que o blog poderia servir de banco de atas dos eventos e reuniões que acontecem. Conseguimos retomar o contato com o SIMESP, que mesmo se posicionando a favor do exame do CREMESP, tem várias pautas em comum. O sucesso da regional depende muito da atuação dos CA/DA’s e que isso ajudou bastante a gente. Lembrou do sucesso que foi o EREM 2012 no CAPB e de como ajudou bastante na questão de capacitação dos CA/DA’s antes do evento nacional (ECEM).

Danção: as visitas às escolas de SP foram proveitosas, trouxemos ao movimento centros acadêmicos que estavam afastados. Perdemos contatos e algumas faculdades e tivemos que buscar do zero. A regional conseguiu entrar novamente na luta concreta dos estudantes com a pauta do CREMESP. Também acha que a regional se colocou com o trabalho de estar politizando em nível nacional. Avalia o trabalho da regional como vitorioso durante 2012.


REDE DE AJUDA SUL 2 2013
Tentativa de aproximar os centros acadêmicos da regional para potencializar a propagação de informações. Deliberar sobre isso no planejamento da Sul 2 que antecede a eleição da nova Coordenação Regional. 

Como nossa nova coordenação regional se elege depois do cobrem em reunião regional que antecede a primeira ROEx do ano, fica o indicativo da primeira reunião regional da SUL 2 para planejamento e eleição da nova coordenação e para aprovação da programação do erem 2013 ser no Cama/Sta Casa nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário