segunda-feira, 30 de julho de 2012

Carta Aberta da Regional Sul-2 da DENEM – Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina


São Paulo, 25 de julho de 2012     

     A Coordenação Regional SUL-2 da DENEM – Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina repudia a atitude do CREMESP – Conselho Regional de Medicina de São Paulo em determinar a obrigatoriedade do exame do CREMESP para a obtenção da inscrição no referido conselho, imprescindível para o exercício da Medicina no estado de São Paulo.
     Além de uma atitude antidemocrática e arbitrária, pois não comete ao CREMESP definir a obrigatoriedade de um exame, trata-se de um projeto de lei que necessita ser amplamente discutido entre estudantes e sociedade, o que ainda não aconteceu. Dessa forma, o exame obrigatório constitui-se num embrião do que será um exame de ordem para exercício da Medicina, semelhante ao exame da OAB, realizado pelos advogados.
     A Coordenação Regional Sul-2 da DENEM entende que o exame do CREMESP não tem a capacidade de avaliar amplamente o recém-formado, pois trata-se de uma prova teórica realizada num único período, que não avalia habilidades práticas, essenciais para o bom exercício da profissão, e que uma prova de algumas horas de duração não pode avaliar 6 anos de estudos pelos quais o estudante passou.
     Além disso, o mau desempenho dos recém-formados não implica em qualquer planejamento de educação continuada e assitida ao indivíduo, senão a sua culpabilização e desrresponsabilização das instituições de ensino superior.
     O alto índice de reprovação, que já vem sendo observado nesses anos de avaliação não obrigatória, será um grande alavancador do mercado de cursinhos preparatórios, como ocorreu com os cursos que preparam para a prova da OAB. Além de uma fábrica de gerar dinheiro, esses cursinhos não contribuirão de forma alguma para preencher os buracos na formação do aluno, senão treiná-lo para a realização de uma prova.
     A Coordenação Regional SUL-2 é terminantemente CONTRA a obrigatoriedade do Exame do CREMESP pos acredita que cabe ao Estado a oferta de cursos médicos de qualidade e 100% gratuitos, bem como a fiscalização pelo MEC dos cursos já existentes como garantia da boa formação do profissional médico.

Coordenação Regional Sul-2 DENEM – Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário