domingo, 25 de novembro de 2012

Medicina Taubaté tb informa manifestações!


Leia abaixo a carta publicada pelo Diretório Acadêmico Benedicto Montenegro sobre a situação dos estudantes de medicina em Taubaté, somando-se as já numerosas manifestações de escolas médicas pagas no Estado de São Paulo:

"A Medicina Taubaté, assim como Catanduva, UNICID, Santo Amaro, UNAERP(entre outras) também enfrenta este ano uma polêmica grande quanto ao aumento da mensalidade! 

O reajuste para os já ingressos no curso(6,4%) não é o mesmo para os ingressantes(calouros) de 2013 : ABUSIVOS 32%, decididos de maneira arbitrária e covarde pela reitoria da Universidade. Os argumentos utilizados pela administração superior da unitau para sustentar o ato são uma simples pesquisa de mercado, aliados a uma visão coletivista da universidade e um novo currículo que será implantado para os novos alunos.


Nós do DABM, representando todos os acadêmicos de nossa faculdade, utilizamos de diversos meios a fim de abrir o tema para discussão entre nós, pró reitores e reitor, dentre eles um abaixo assinado anexado a uma carta protesto assinado pelos alunos, uma petição pública online( http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=FMT2012 ), além de provar em reuniões com os administradores da universidade como um curso com menos horas aula, um hospital que deixa de ter como mantenedora a universidade( http://feiraintervale.com.br/NoticiasTexto.aspx?idNoticia=168#.ULLkYGezlas ), e a ausência de uma infraestrutura adequada impedem que tal valor seja coerente.

Sem ao menos uma planilha de investimentos em nosso curso em 2013 em mãos, realizamos uma manifestação em frente a reitoria da universidade na última quarta-feira, dia 21( http://jornalcontato.com.br/home/index.php/2012/11/21/alunos-da-faculdade-de-medicina-fazem-protesto-em-frente-a-reitoria-da-unitau/ ) a fim de exigir a planilha( de nosso direito, segundo lei federal ) e cobrar as melhorias emergencias em nosso curso( ao qual foi elaborado um termo de compromisso).

A manifestação foi um sucesso e conseguimos uma cópia de todo o processo referente ao aumento da mensalidade, incluindo a planilha que tanto exigíamos. A partir disto, foi marcada uma reunião decisiva com o reitor a fim de discutir o tema que será realizada nesta segunda, as 17h. Levaremos uma contra-proposta adequada financeiramente e queremos a assinatura de nosso termo de compromisso que exige melhorias em nosso curso(com prazos), assegurando o direito do Diretório Acadêmico Benedicto Montenegro em fiscalizar cada item e acionar o Ministério Público caso estes não sejam cumpridos.

Caso o resultado da reunião não seja o esperado, estamos com a documentação e profissional adequado em mãos para acionar a via jurídica, se necessário! Uma ação por promotoria pública ou uma ação civil em nome do DABM podem culminar numa liminar que forçará a universidade a entrar num consenso conosco!

O DABM esteve presente no FOREMP neste último sábado e agradece as outras entidades presentes que acrescentaram experiência e força ao nosso movimento! Estamos juntos nessa!

Atenciosamente,

Diretório Acadêmico Benedicto Montenegro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário